O que é um sinistro?
Entende-se como sinistro o acontecimento do evento previsto no contrato de seguro, que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado.
Quando avisar um sinistro?
Assim que tenha conhecimento da ocorrência do sinistro e quando os prejuízos superarem o valor da franquia contratada na apólice de seguro, caso haja.
Para avisar o seu sinistro, acesse a opção desejada e confira as orientações.
Em casos de Sinistro Terceiro do seguro Auto, basta clicar no botão abaixo:
Abertura de Sinistro Terceiro
Sompo Auto
Abertura e acompanhamento de sinistro Abertura de sinistro terceiro
Orientações Gerais:
- Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.
- Importante realizar a elaboração do Boletim de Ocorrência.
- Não inicie reparos dos danos sem prévia autorização do Grupo HDI Seguros, para não se caracterizar como reparo à revelia (reparo por conta própria).
- O segurado tem a opção de escolher uma oficina da rede referenciada onde o mesmo irá contar com a qualidade e garantia de 6 meses nos reparos realizados, além da possibilidade de escolha de um benefício sendo:
Desconto de 20% na franquia limitado a R$200,00, ou 7 dias corridos de carro reserva.
Lista de documentos necessários para o aviso:
- Perda Total – Colisão
- Perda Total – Roubo e Furto
- Lucros Cessantes
- Danos ao Patrimônio
- Reembolso de placa
Formulários:
- Informações Cadastrais de Sinistro – Pessoa Física
- Informações Cadastrais de Sinistro – Pessoa Jurídica
- Termo de transação lucros cessantes
- Termo de acordo Perda Total
- Assistência 24 horas – Pedido de Reembolso
- Solicitação_Autorização para Dedução de Débitos (IPVA, Multas, DPVA)
- Declaração Responsabilidade Específica – Auto
- Termo de Erro no preenchimento do DUT
- Requerimento de Regularização de Motor
- Termo de Extravio do DUT (CRV)
- Termo de Reembolso – Acessórios e Peças
- Termo de Acordo Perda Parcial
- Questionário Perfil – Auto
- Questionário Perfil – Caminhão
- Termo de Acordo – Danos ao Patrimônio
- Autorização de Pagamento de Indenização
- Declaração de Únicos Herdeiros
- Requerimento de Cancelamento Comunicação Venda por Distrato
Sompo Condomínio
Orientações Gerais:
Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.
Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação do Grupo HDI para o descarte.
Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização o Grupo HDI , isso pode implicar na cobertura do sinistro.
Lista de documentos necessários para o aviso:
Formulários:
- Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Física
- Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Jurídica
- Termo de Pagamento e Quitação Geral
- Termo de aviso à Concessionária de energia
- Termo de Autorização de Pagamento de Sinistro – Condomínio/Administradora
Modelos preenchidos:
Abertura e acompanhamento de sinistro
Atenção: Poderão ser solicitados outros documentos necessários à comprovação dos prejuízos.
Sompo Empresarial
Orientações Gerais:
Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.
Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação o Grupo HDI para o descarte.
Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização o Grupo HDI, isso pode implicar na cobertura do sinistro.
Lista de documentos necessários para o aviso:
Formulários:
- Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Física
- Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Jurídica
- Termo de Pagamento e Quitação Geral
- Termo de aviso à Concessionária de energia
Modelos Preenchidos:
Atenção: Poderão ser solicitados outros documentos necessários à comprovação dos prejuízos.
Sompo Habitacional
Para avisar seu sinistro entrar em contato com a Instituição Financeira, Associação e/ou Incorporadora do seu Financiamento, ou entre em contato com nossa Central de Atendimento:
Grande São Paulo – 11 3156 2990
Demais Localidade – 0800 77 19 119
Deficiente Auditivo e de Fala – Acesse o formulário: Clique Aqui
Formulários:
Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Física
Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Jurídica
Atenção: Poderão ser solicitados outros documentos necessários à comprovação dos prejuízos.
Sompo Residencial
Orientações Gerais:
Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.
Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação do Grupo HDI Seguros para o descarte.
Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização do Grupo HDI Seguros, isso pode implicar na cobertura do sinistro.
Lista de documentos necessários para o aviso:
Formulários:
- Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Física
- Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Jurídica
- Termo de Pagamento e Quitação Geral
- Termo de aviso à Concessionária de energia
Modelos preenchidos:
Abertura e acompanhamento de sinistro
Sompo Vida
Orientações Gerais:
Para avisar um sinistro, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelos telefones:
Grande São Paulo – (11) 3156-2990
Demais Localidades – 0800-7719-119
Deficiente Auditivo e de Fala – Acesse o formulário: Clique Aqui
Ou envie um e-mail para aberturadesinistro@hdi.com.br, anexando o formulário abaixo preenchido:
Formulário de aviso de Sinistro
Após comunicação do sinistro via telefone ou e-mail, os documentos solicitados para análise, deverão ser enviados para o e-mail docsinistropessoas@hdi.com.br, e no assunto é obrigatório informar o número do sinistro. Obs: O número de sinistro contém 6 caracteres numéricos.
Os documentos autenticados ou com reconhecimento de firma, deverão ser digitalizados para evidenciar o selo do cartório.
Somente serão aceitos arquivos nas extensões: JPEG/TIFF/PDF/DOC. Tamanho máximo por arquivo: 4 Megas (4MB), e a capacidade máxima por e-mail é de 30 Megas (30MB).
Relação de documentos necessários
Relação de documentos DIT Diárias por Incapacidade Temporária por Acidente ou Doença
Relação de documentos DMHO Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas
Relação de documentos DRC Despesas com a Rescisão Contratual
Relação de documentos IFPTD Invalidez Funcional Permanente por Doença
Relação de documentos Invalidez por Acidente IPA
Relação de documentos MC Morte Cônjuge
Relação de documentos MF Morte Filho
Relação de documentos Morte Acidental
Relação de documentos Auxilio Funeral
Relação de documentos Doenças Graves
Relação de documentos Assistência Funeral
Relação de documentos Assistência Funeral Segurado Titular
Relação de documentos Assistência Funeral Segurado Dependente
Relação de documentos Perda de Renda – Desemprego
Relação de documentos Perda de Renda – Incapacidade Temporária
Formulários
Informações Cadastrais de Sinistro – Pessoa Física
Informações Cadastrais de Sinistro – Pessoa Jurídica
Aviso de Sinistro Morte Natural
Aviso de Sinistro Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas
Aviso de Sinistro Doenças Graves
Aviso de Sinistro Invalidez por Acidente
Aviso de Sinistro Invalidez por Doença
Aviso de Sinistro Morte Acidental
Aviso de Sinistro Perda de Renda
Termo de Cessão de Direitos
Declaração de Convivência Marital
Guia de Remessa Sinistro Vida
Declaração de Únicos Herdeiros
Declaração inexistência de comprovante de endereço – Modelo 1
Declaração inexistência de comprovante de endereço – Modelo 2
Fast Track Sinistro Sompo Vida
Seu processo de sinistro analisado de forma mais simples e rápida para os seguintes produtos:
- Sompo Vida Acidentes Pessoais
- Sompo Vida Empresarial
- Sompo Vida Faixa Etária
- Sompo Vida Taxa Média
- Sompo Vida PME Super Simples
- Sompo Vida PME Supremo
- Sompo Vida Individual
- Sompo Prestamista
VÁLIDO PARA AS SEGUINTES COBERTURAS:
Segurado Titular e Dependentes – Cônjuge e Filhos
- Morte
- Morte Acidental
- Auxílio Funeral
- Perda de Renda (Somente Desemprego)
COMO FUNCIONA:
Para avisar o sinistro, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelos telefones:
Grande São Paulo – (11) 3156-2990
Demais Localidades – 0800-7719-119
Deficiente Auditivo e de Fala – Acesse o formulário: Clique Aqui
Ou envie um e-mail para aberturadesinistro@hdi.com.br, anexando o formulário abaixo preenchido:
Formulário de aviso de Sinistro
Após a comunicação do sinistro via telefone ou e-mail, os documentos solicitados para análise deverão ser enviados para o e-mail fastsinistrovida@hdi.com.br, e no assunto é obrigatório informar o número do sinistro.
Obs: O número de sinistro contém 6 caracteres numéricos.
Indenizações de até R$ 10.000,00
- Segurado titular único beneficiário;
Documentação: Comprovante ou informação dos dados bancários nominais ao segurado titular.
Indenizações de até R$ 20.000,00
- Segurado titular/dependente;
Documentação: Conforme lista abaixo, de acordo com o produto/cobertura.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INDENIZAÇÕES DE ATÉ R$ 20.000,00:
- Coberturas para segurados dependentes: Documento atual e comprobatório do vínculo c/ segurado titular (Exemplo: Certidão de Casamento atualizada ou Declaração de Convivência Marital em se tratando de falecimento do cônjuge/companheiro(a) / Certidão de Nascimento em caso de falecimento de filho);
- Coberturas para segurado titular: Declaração de Herdeiros ou formulário de indicação de beneficiários assinado pelo segurado (quando houver);
- Todas as coberturas: Comprovante ou informação dos dados bancários nominais a cada beneficiário(s).
SEGURO PRESTAMISTA:
- Cobertura de Perda de Renda por Desemprego: Termo de Rescisão Contratual;
- Cobertura de Morte: Declaração de Herdeiros ou formulário de indicação de beneficiários assinado pelo segurado (quando houver);
- Todas as coberturas: Comprovante ou informação dos dados bancários nominais a cada beneficiário(s);
- Todas as coberturas: Documento comprobatório do valor do saldo devedor / parcela.
IMPORTANTE: É imprescindível que na Declaração de herdeiros constem todos os dados exigidos de cada herdeiro (nome completo, data de nascimento, CPF, RG, grau de parentesco, endereço completo, telefone e e-mail).
Caso esses dados dos beneficiários/herdeiros não sejam fornecidos, poderão ser solicitados dados e/ou documentos comprobatórios.
Apesar do novo fluxo Fast Track, poderão ser solicitados outros documentos que forem necessários no momento da análise destes sinistros.