Documentos de Sinistro

Aqui você encontra documentos e esclarece dúvidas em caso de sinistro Auto do Grupo HDI Seguros.

 

 

BAIXA DE GRAVAME

Procedimento a ser adotado entre a Financeira e o DETRAN, após quitação da financeira, o banco financiador do contrato deverá acionar o DETRAN para providenciar a Baixa do Gravame/restrição no sistema. Após esse procedimento o segurado deverá avisar a Seguradora para que possamos seguir com a liquidação do sinistro.

Dúvidas preenchimento do DUT – Documento Único de Transferência

Como devo preencher o D.U.T. – Documento Único de Transferência?

Confira abaixo os dados de preenchimento do D.U.T – Documento Único de Transferência:

Valor: (para segurado)Informar o valor da tabela FIPE do mês atual.

Valor: (para terceiros)Informar o valor médio do mercado atual.

Nome do Comprador: HDI Seguros do Brasil S/A.

CNPJ: 49.786.401/0001-08

Endereço: Av. das Nações Unidas, 14261 – Conj. 2301A  – Ala A –  Cond. WT Morumbi – Vila Gertrudes – São Paulo/ SP – CEP 04794-000

Local e Data: Informar a cidade e data em que será assinado o D.U.T.

Assinatura do Proprietário (Vendedor): Assinatura do proprietário(2) com firma reconhecida por autenticidade.

Observações:

  1. O valor registrado no D.U.T. poderá sofrer alterações até a finalização do sinistro, pois a indenização será realizada com base na Tabela FIPE referente ao mês de liquidação do sinistro.
  2. Caso o veículo esteja em nome de pessoa Jurídica o mesmo deverá ser assinado pelo(s) sócio(s) administrador(es), constantes no Contrato Social, apresentado à Seguradora.

Como devo proceder com o D.U.T. – Documento Único de Transferência com erro ou rasura?

  1. Preencher a declaração de erro no preenchimento do D.U.T. – Documento Único de Transferência que está disponível no link abaixo. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.
  2. Link para download do documento:
  3. Providenciar a Procuração de Fé Pública com todos os dados do veículo sinistrado junto ao cartório onde o mesmo possui firma aberta. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.

Casos o veículo seja arrendado por empresa de Leasing, somente o mesmo poderá providenciar a declaração de erro no preenchimento do D.U.T. e Procuração de Fé Pública.

Como devo proceder com o D.U.T. – Documento Único de Transferência perdido ou extraviado?

  1. Preencher a declaração de extravio do D.U.T. – Documento Único de Transferência que está disponível no link abaixo. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.
  2. Link para download do documento:
  3. Providenciar a Procuração de Fé Pública com todos os dados do veículo sinistrado junto ao cartório onde o mesmo possui firma aberta. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.

Casos o veículo seja arrendado por empresa de Leasing, somente o mesmo poderá providenciar a declaração de extravio do D.U.T. e Procuração de Fé Pública.

Localização do veículo após comunicado de sinistro por Roubo ou Furto

  • Após comunicação do sinistro de Roubo ou Furto, caso o veículo seja localizado e a indenização ainda não foi efetuada pelo Grupo HDI Seguros, o segurado deverá providenciar a recuperação do veículo na Delegacia e realizar os trâmites de liberação.
  • Verificar se há danos no veículo que ultrapassem o valor da franquia constante na apólice, realizar orçamento e se necessário, agendar vistoria para que possamos analisar os danos.
  • Veículo localizado sem danos o segurado deve avisar a Seguradora para que possamos encerrar o sinistro comunicado.
  • Deverá ser encaminhado cópia dos documentos de recuperação do veículo, obtidos na Delegacia. Poderão ser encaminhados para o e-mail: docsinistroauto@grupohdiseguros.com.br

LUCRO CESSANTE

Para veículos de terceiros utilizados para exercício das atividades profissionais, o cliente deverá nos apresentar comprovante de rendimentos/ganhos mensais dos últimos 3 meses anteriores ao sinistro, no caso de perda parcial, deverá apresentar também, carta da oficina informando a data de entrega do veículo pronto ao proprietário. Para Indenização Integral os dias serão calculados de acordo com a data da indenização final ao cliente.

ORIENTAÇÕES DE SINISTRO PARA PAGAMENTO DE IPVA

  • SINISTROS OCORRIDOS ATÉ 31/12/2021:

Ocorrência Colisão / Roubo e Furto:

Segurado deverá apresentar o comprovante de pagamento integral do IPVA ou autorizar a dedução no momento da indenização.

 

  • SINISTROS OCORRIDOS A PARTIR DE 01/01/2022:

Ocorrência Colisão – Indenização Integral:

Para Estado de São Paulo: Segurado deverá apresentar o comprovante de pagamento integral do IPVA 2022 ou autorizar a dedução no momento da indenização.

Para outros Estados: Pagamento integral ou conforme legislação de cada Estado, (que poderá ser proporcional até a data do sinistro).

 

Ocorrência Roubo/ Furto não localizado:

PROCEDIMENTO

Solicitar o comprovante de pagamento do IPVA 2022 proporcional até a data do sinistro, ou autorização para a dedução da indenização.

 

*OBS.: Para sinistros ocorridos em 2021 que forem liquidados em 2022 terão os débitos de 2022 cobrados caso estejam vencidos.

 

 

Veículos com Financiamento/Leasing pendentes de quitação

  • Para veículos que tem financiamento pendente o Grupo HDI Seguros poderá, após conclusão de análise de cobertura e entrega de todos os documentos solicitados durante a regulação, antecipar o pagamento parcial para financeira.
  • O Segurado deverá encaminhar, juntamente com os documentos, uma cópia do boleto bancário da financeira para quitação do contrato de financiamento. O boleto deverá ter um prazo de vencimento de no mínimo 07 dias úteis. Após pagamento do boleto a Seguradora irá aguardar a baixa do gravame no Detran para liberar a indenização final ao beneficiário.

Veículos em oficinas particulares

  • ​A Grupo HDI Seguros tem uma rede de oficinas referenciadas que o segurado poderá escolher para conserto de seu veículo, caso não deseje levar em oficina referenciada poderá levar em qualquer oficina de sua escolha ou confiança.
  • Caso o veículo seja levado para uma oficina particular, será de responsabilidade do segurado o prazo e a qualidade dos serviços a serem executados e, no caso de uma Indenização Integral, o veículo deverá ser liberado para remoção sem qualquer despesas, incluindo estadias, sendo estas de responsabilidade do cliente.

Veiculo em Oficinas Referenciadas

O segurado tem a opção de escolher uma oficina da rede referenciada Grupo HDI Seguros onde o mesmo irá contar com a qualidade e garantia de 6 meses nos reparos realizados, além da possibilidade de escolha de um benefício sendo:

  • Desconto de 20% na franquia limitado a R$200,00, ou 7 dias corridos de carro reserva.